Tacaratu.net

Segunda-Feira, 26 de Junho de 2017
Rádio Perfil FM


Joana Silva

Joana Silva

Crônicas e Meio Ambiente


22/06/2010

Viva o São João, brinque em Tacaratu

 

O mês de junho é o mês de São João, Santo Antonio e São Pedro. Segundo historiadores as festas Joaninas, assim eram chamadas, vieram com os europeus e aqui passaram a se chamar festas juninas.

Embora São Pedro seja o chaveiro do céu e Santo Antonio o santo das devoções, das lendas e de muitos devotos o destaque neste mês é para São João, talvez por ser festeiro como os brasileiros. De norte a sul do Brasil, com as devidas adaptações aos costumes e danças regionais, o São João é vivenciado. Mas o grande foco da festa é mesmo o Nordeste, onde na maioria das cidades, e até mesmos nas zonas rurais, são realizadas as festas de São João. Há lugares onde ainda se mantém a tradição de grupos festeiros saírem visitando as casas, que os recebem com uma mesa farta de comida e bebidas em forma de gratidão pela visita. Essa foi uma cultura muito vivenciada nos tempos de meu pai, até o início da década de 60 ,quando os homens daquela localidade saiam visitando as casas, soltando bomba e bebendo uma mistura de mel de açúcar com cachaça, chamada meladinha. O ponto terminal da caminhada era uma casa marcada previamente, para dançarem um forró ao som de um trio pé-de- serra, as dançadeiras já estavam lá esperando.

        Aqui na cidade, talvez motivados pelo frio e pela umidade em que a cidade ficava nos tempos de inverno, havia um costume de as pessoas irem passar o São João nas fazendas. Quem não tinha fazenda se contentava em acender a fogueira, soltar fogos e bater papo. Depois que as fazendas foram destruídas por conta da construção da barragem de Itaparica, o São João era apenas uma noite de fogueiras e comes e bebes.

Felizmente no ano de 2001, um grupo de pessoas visionárias, de boa vontade se organizou, partiu em busca de patrocínio e lançou o embrião de uma festa maravilhosa que é o São João de Tacaratu. Com muita garra e luta o grupo conseguiu fazer com que esta seja uma grande atração para quem gosta de brincar com alegria e  tranqüilidade. O que faz com que esta festa seja maravilhosa é o reencontro dos tacaratuenses. Com seu estilo em forró pé de serra, é um espaço aconchegante, onde as pessoas se encontram, se abraçam e podem bater um bom papo. Nestes tempos da megalomania, com as bandas eletrônicas com vários  decibéis,  é comum as pessoas se encontrarem em multidões sem chance nenhuma de conversar.

Aqui no "arraial de Tacaratu" é diferente, as pessoas marcam encontro para uma noite gostosa de boa música, forró na palhoça, bate papo e cometidas típicas, mais especificamente o bode assado. Atualmente, essa festa já faz parte do CIRCUITO DO FORRÓ, do Governo do Estado, pela FUNDARPE, e recebe muitos turistas.

Venha brincar conosco. Vale a pena!





Todos os diretos reservados
Direção: José Manoel do Nascimento
Contato: (75) 3281.3004 / (75) 8801.3000