Tacaratu.net

Sexta-Feira, 23 de Junho de 2017
Rádio Perfil FM


Santuário

Caruaru - PE - 04/11/2012

Pe Roberto Ribeiro será transferido em 2013

Fonte: diocesedecaruaru.com.br

 

Aos Agentes Pastorais, Paróquias e Comunidades
"O plano de Deus se realiza na fé" (1Tm 1, 4)

Caríssimos Diocesanos:

S. Gregório Magno (Papa e Doutor da Igreja 540-604) escreveu na Regra Pastoral: "Seja o Pastor discreto no silêncio, útil na fala, para não falar o que deve calar, nem calar o que deve dizer. Pois da mesma forma que uma palavra inconsiderada arrasta ao erro, o silêncio inoportuno deixa no erro aqueles a quem poderia instruir". Alguns eventos eclesiais (50 anos do início do Concílio Vaticano II, Ano da Fé e Sínodo dos Bispos sobre a Nova Evangelização) exigem da nossa Diocese novos compromissos com o anuncio do Evangelho. Todo o Povo de Deus é chamado a participar da missão de sua Igreja, mas, por causa da Ordenação sacramental, padres e diáconos tem a maior responsabilidade na  administração das Paróquias, Comunidades e outras atividades diocesanas.

As decisões que hoje são divulgadas são frutos de várias reuniões com os Conselhos que assessoram o Bispo e com Leigos e Leigas ouvidos em várias ocasiões. Sempre se corre o risco de errar porque ninguém é dono do Espírito Santo, nem o Bispo! Existe a perspectiva de alegrar alguém e decepcionar outros. No entanto a Diocese está nas mãos de Deus e quem a dirige é Jesus, o Bom Pastor. Nele nós confiamos! Na força do Espírito Santo e com a proteção da Mãe das Dores entenderemos que as mudanças fazem  bem aos Padres e aos Paroquianos.

       

     Critérios e princípios gerais que orientam as nomeações:

- A valorização das aptidões e carismas de cada padre para melhor atender as necessidades da Diocese.

- Os Ministros Ordenados estão a serviço da Igreja em todas as suas dimensões e necessidades: as mudanças favorecem a exigência da Igreja de renovar as suas estruturas "passando de uma pastoral da conservação para uma ação decididamente missionária"

- O parecer maduro dos Presbíteros que fazem parte dos Conselhos e dos Leigos/as que devem - participar "do discernimento, da tomada de decisões, do planejamento e da execução" (DAp n. 371) do projeto pastoral diocesano.

- As novas exigências da evangelização: pastoral urbana, mídia, novos grupos sociais, cultura, vida e família, juventude, globalização, promoção da dignidade humana etc.

 

            Nomeação para as necessidades pastorais da Paróquia:

- Pe . Roberto Ribeiro da Silva (atualmente na Diocese de Floresta) é nomeado Administrador Paroquial de Nossa Senhora Aparecida em Caruaru.

As transferências acontecerão a partir de janeiro de 2013, conforme as necessidades de cada paróquia. Até o fim de novembro serão comunicadas outras nomeações sobretudo para as coordenações diocesanas e serviços pastorais dos padres e diáconos permanentes.

De coração agradeço a disponibilidade dos nossos padres que, colocando as suas capacidades a serviço da Igreja, se tornam um exemplo para todos os diocesanos e fazem do seu sacerdócio um sinal de entrega ao Povo de Deus.

Que Jesus, o Bom Pastor, fortaleça a todos e renove o coração de cada um!

 

Dom Bernardino Marchió - Bispo Diocesano





Todos os diretos reservados
Direção: José Manoel do Nascimento
Contato: (75) 3281.3004 / (75) 8801.3000