Tacaratu.net

Terça-Feira, 25 de Julho de 2017
Rádio Perfil FM


Eventos

Tacaratu - PE - 07/08/2013

III Feira do Bacurau – Josildo Sá Canta Tacaratu

Fonte:EREM João Batista

A Feira do Bacurau fazia parte da tradição cultural de Tacaratu e se tratava de uma feira popular onde os munícipes participavam colocando a venda os produtos locais da agricultura, do artesanato e da culinária. De acordo com relatos orais, o nome Bacurau foi atribuído à feira devido ao barulho característico destes eventos e que lembra o canto do pássaro bacurau.

Buscando resgatar esta tradição, que estava sendo esquecida, a EREM João Batista de Vasconcelos vem realizando nestes últimos dois anos a Feira do Bacurau, procurando manter as características genuínas e promover a integração escola e comunidade com a participação dos munícipes, vendendo os produtos locais e sendo animada com os artistas da comunidade, como os sanfoneiros e aboiadores.

No intuito de valorizar a cultura da região, a escola vem homenageando seus artistas dando a feira seu nome, e realizando junto com os alunos um trabalho de pesquisa da vida e obra dos mesmos, que durante a feira é exposto de forma dinâmica para a comunidade.

Tacaratu é uma cidade desconhecida para a grande maioria dos pernambucanos, para o restante do país mais ainda. No entanto, tem se tornado cada vez mais conhecida, graças o amor inconteste que o artista Josildo Sá, compositor e intérprete, acolhido por esta cidade desde sua infância, tem demonstrado; divulgando a riqueza de sua cultura e suas belezas naturais pelos inúmeros palcos onde vem conquistando fãs graças ao seu talento e carisma. Sendo assim nada mais coerente que o nome do compositor e intérprete  Josildo Sá para nomear a Feira do Bacurau 2013.

Além de ser uma enorme alegria homenageá-lo, é também uma forma de tornar público o reconhecimento que os munícipes têm pelo seu empenho em levar o nome de Tacaratu por todos os cantos do país através de sua música.

A feira neste ano será realizada no Pátio da Cultura Maria José Carvalho, a partir das 17:00h, do dia 16 de agosto de 2013, e terá como atrações barracas com comidas típicas e produtos artesanais, apresentações dos sanfoneiros e aboiadores da cidade, coroação da rainha da feira do bacurau 2013 e homenagens a Josildo Sá.

Maria Josiane dos Santos





Todos os diretos reservados
Direção: José Manoel do Nascimento
Contato: (75) 3281.3004 / (75) 8801.3000