Tacaratu.net

Sexta-Feira, 23 de Junho de 2017
Rádio Perfil FM


Mensagens

Tacaratu - PE - 14/09/2013

Berço de Maria

Fonte: Paulo Roberto Félix

Não compreendesse a sorte que se antecipa ao tempo por força do amor que é mais e bem maior que tudo, que seria de uma terra que revestida da aridez plena dos sertões, encobrindo brandura e sensibilidade, se debruça e se estende por sobre vasta altitude serrana, para dispor-se terreno fértil para amor? Mas, não fosse essa mesma sorte e esse mesmo tempo que em atividades distintas fossem unidos pela sabedoria do Ser Supremo, para envide de esforços conjuntos, previamente traçados, onde teria sido instalado o Berço de Maria? É que a infinita magnitude do amor e benevolência do Supremo Pai, a escolhera para berço daquela que um dia viria, como pioneira Mãe, para receber os rebentos que um dia povoariam o futuro e construiriam os rumos da terra Tacaratu.

Em torno de 1536 deram-lhe o nome de Senhora da Saúde em terras portuguesas, após receberem graças coletivas da Imaculada Mãe. Não foi muito tempo depois e Ela chegara ao Brasil, simbolizada pela imagem que a representa em todas as suas peregrinações. Em 1600 (século XVII), chega a Maloca designada "Cana Brava", hoje Tacaratu, onde a sua imagem teve grande importância, juntamente com os missionários religiosos da Congregação de S. Felipe Nery, no processo de catequização dos índios das tribos Pankararus, Umaús, Vouvêa e Geriticó, todos do grupo lingüístico Kariri, a época por aqui em aldeamento.

Tacaratu, Berço de Maria, a medianeira de todas as graças. É Ela o canal de todas as graças. Se Jesus, a maior das graças, a salvação, veio ao planeta terra por Ela, conclui-se efetiva e, definitivamente, que todas as outras graças são menores, embora venham também por Maria. Ela é a "Avenida" ampla e perfumada que Deus abriu para chegarmos a Ele. Jesus nos deu Maria como Mãe e na Cruz, na hora de sua morte, Ela oferecia Jesus na Cruz ao Pai, por nós todos, ao tempo em que Jesus a fazia nossa Mãe. E foi sem dúvida por Ele que Tacaratu transformara-se em Berço de Maria, tendo depois de vários séculos de sua chegada, recebido o imponente templo, hoje santuário, construído pelo homem e a Ela dedicado.

Nossa Senhora da Saúde estende seu divino e imenso manto, derramando graças sobre todos aqueles que a clamam em suas preces ou não, mas, também aqueles que se distanciam por questões adversas, presumidas tantas vezes como apenas de fórum íntimo. Mas, se atentarmo-nos para buscas mais aprofundadas de cunhos reflexivos, e indispensáveis ao homem, também tidas como de fórum íntimo, a conclusão é clara, pois, encontraremos Maria, a Virgem Santíssima, Trabalhadora e Benfeitora da Humanidade, clamando sempre ao Mestre Jesus por todos nós, porém, contudo, sem desamparar nunca, jamais, aqueles que em decorrência de próprios desconhecimentos ou mesmo propósitos preferem omiti-la, desconhecê-la em seus dia-a-dia cotidianos, mas, nem assim Ela os omite ou desconhece e vai, naturalmente, respeitando a cada um em seus gestos e atitudes, fortalecendo pela fé, porém, a busca peregrina ao seu santuário, Templo da Fé, que se abre e os recebe, recolhe e acolhe como Berço de Maria.

Paulo Roberto Félix





Todos os diretos reservados
Direção: José Manoel do Nascimento
Contato: (75) 3281.3004 / (75) 8801.3000