Tacaratu.net

Sexta-Feira, 23 de Junho de 2017
Rádio Perfil FM


Eventos

Tacaratu - PE - 20/10/2013

5ª. Festa da Criança - Um Sonho Fantástico

Fonte: Paulo Félix

5ª. Festa da Criança - 2013 Galeria de fotos

Foi mais um ano de comemorações do "Dia Universal das Crianças", que está aprovado através da Declaração dos Direitos da Criança desde 1959 e da Convenção dos Direitos da Criança de 1989. Que conforme reconhecimento da ONU a data efetiva da comemoração é 20 de novembro, embora varie de país para país, e no Brasil que já é Lei Federal desde 1924, se comemora, efetivamente no dia 12 de outubro.

Assim pude num domingo fantástico presenciar bem de perto o que é contribuir para a satisfação de uma criança; para a manutenção dos sonhos de uma criança; enfim, pela conservação do aprender brincando de uma criança. Que diante de uma diversidade de brinquedos, lanches e refrigerantes oferecidos pelo idealizador do evento, as crianças presentes trataram de tornar toda ambiência do Tacaratu Social Clube, em um espaço delas, exclusivamente para elas, sem nenhuma intromissão de gente grande, e quando houve foi apenas para servi-las. E como é de conhecimento de todos os tacaratuenses que, inclusive, conhece bem de perto a origem de toda essa festa às crianças, e que em mais um ano trouxe o seu idealizador e realizador a sua terra natal para participar diretamente da organização e realização, juntamente com sua Irmã Cila e outros voluntários, João César de Mãe Santa que, extremamente feliz e consciente de seu papel cidadão, por estar fazendo sua parte no momento em que divide um pouco do seu para promover a criança tacaratuense, não hesita em deixar claro sobre o seu respeito pelos direitos das crianças, uma vez que não teve esses mesmos direitos respeitados em sua infância, entendendo hoje, contudo, que não lhe custa nada entendê-los: "1- Todas as crianças devem ser protegidas da violência doméstica. 2- Todas as crianças são iguais e têm os mesmos direitos, não importa sua cor, raça, sexo, religião, origem social ou nacionalidade. 3- Todas as crianças devem ser protegidas pela família, pela sociedade e pelo Estado, para que possam se desenvolver fisicamente e intelectualmente. 4- Todas as crianças têm direito a uma nacionalidade. 5- Todas as crianças têm direito a alimentação e ao atendimento médico, antes e depois do seu nascimento. Esse direito também se aplica à sua mãe. 6- As crianças portadoras de dificuldades especiais, físicas ou mentais, têm o direito a educação e cuidados especiais. 7- Todas as crianças têm direito ao amor e à compreensão dos pais e da sociedade. 8- Todas as crianças têm direito à educação e ao lazer. 9- Todas as crianças têm direito de ser socorridas em primeiro lugar em caso de acidentes ou catástrofes".

E dona Benedita Joaquina dos Santos (em memória), conhecida carinhosamente por Mãe Santa, especialmente por aqueles que por ela foram ajudados a chegar a este mundo, que também a reconhecem como "mãos abençoadas de parteira e de benzedeira". E a ela o seu filho João César "de Mãe Santa" homenageia a cada ano, quando promove as crianças de sua terra, ainda com a participação direta de Mário Gabriel, construíram Um Sonho Fantástico para as crianças, com apoio da Rádio Perfil FM de Tacaratu.

Paulo Félix





Todos os diretos reservados
Direção: José Manoel do Nascimento
Contato: (75) 3281.3004 / (75) 8801.3000