Tacaratu.net

Segunda-Feira, 26 de Junho de 2017
Rádio Perfil FM


Notícias

Tacaratu - PE - 18/05/2014

Parque Eólico Fonte dos Ventos

Fonte: Paulo Félix
Foto: José Manoel

O cenário panorâmico da serra grande que circunda a cidade já demonstra hoje diferenças inimagináveis se comparássemos a sua originalidade natural de bem pouco tempo atrás. Movimentações constantes de caminhões com as peças dos aerogeradores e de maquinários pesados que vão, rapidamente, contribuindo para o novo visual que surge com as torres que comporão o parque eólico Fonte dos Ventos. Ao chegar a solo tacaratuense, há mais ou menos dois anos, a Enel contatou todas as instituições tanto municipais quanto estaduais, apresentando os seus projetos e se adequando as realidades institucionais locais, posteriormente procura a CPRH Pernambuco, para os trâmites legais que se deu a partir de visitas técnicas ao ambiente da obra, com posterior emissão das autorizações ambientais, já que sem essas a Enel não poderia iniciar os trabalhos de locações dos terrenos particulares onde seriam instaladas as torres, bem como a implementação dos serviços de terraplenagem que ofereceriam acessibilidades aos homens, caminhões e guindastes, além das prioritárias peças para a montagem dos aerogeradores e das bases para as torres, conforme exigidos em seus projetos de engenharia. E como é de conhecimento de todos, burocracia nestes casos se escancara, fala alto, embora, de certa forma, seja até um entrave necessário, dada à complexidade do evento e do meio onde o projeto seria instalado, considerando também, que para a Concessionária Enel não seria tão importante quaisquer entraves, uma vez que a mesma trabalha obedecendo, rigidamente, as demandas de cronogramas de execução.

A energia solar é considerada uma das mais promissoras fontes naturais de energia, principalmente por ser renovável, limpa, amplamente distribuída globalmente e, quando utilizada para substituir fontes de combustíveis fósseis, inclusive, auxiliando na redução do efeito estufa. É a geração de energia elétrica por meio de turbinas eólicas que constitui uma alternativa para diversos níveis de demanda. As pequenas centrais podem suprir pequenas localidades distantes da rede, contribuindo para o processo de universalização do atendimento. Já as centrais de grande porte, tem um potencial para atender significativa parcela do Sistema Interligado Nacional - SIN, com importantes ganhos: contribuir para a redução da emissão pelas usinas térmicas, de poluentes atmosféricos; diminuir a necessidade de construções de grandes reservatórios; e reduzir o risco gerado pela sazonalidade hidrológica. No Brasil, principalmente no Nordeste, identifica-se um dos maiores potenciais eólicos do planeta e conta com planos ambiciosos, alguns já em execução, para a exploração dessa fonte de energia. Após levantamentos e estudos realizados e outros ainda em andamento, concluiu-se como uma ambiência satisfatória, a serra grande de Tacaratu, ora em construção, o que tem dado suporte e motivado a exploração comercial da energia eólica no País. E o Estado de Pernambuco tem procurado se potencializar de altas tecnologias, dada a sua potencialidade natural, estruturando-se para tornar-se um dos maiores fornecedores de energia limpa do País.

E com perspectivas de instalar aproximadamente trinta e seis torres nesta primeira etapa, que serão compostas, individualmente, de nacelle, encaixe para as hélices e hélices, com estudos técnicos antecipados que já definiram os locais de implantação das torres, a Concessionária Enel, também ganhou mais uma concorrência para instalação no próprio parque eólico, entre as torres, a Energia Solar Fotovoltaico para obtenção de energia através da conversão direta da luz em eletricidade - Efeito Fotovoltaico. Nada mais que a conversão direta de raios solares em energia elétrica, feita por células fotovoltaicas. Estas células são compostas por elementos semicondutores, como o silício, que ligados a um circuito externo, os conversores funcionam de modo que, ao serem atingidos por uma quantidade de luz solar, geram uma corrente elétrica. Os Sistemas Fotovoltaicos podem ser classificados em três categorias principais: isolados, híbridos ou conectados à rede. A utilização de uma dessas opções dependerá da aplicação e/ou da disponibilidade de recursos energéticos. Cada um deles poderá ser de complexidade variável dependendo da aplicação em questão e das restrições especificas de cada projeto.

Diante do processo de execução das obras, observa-se que nada é mais uma historia surrealista. O Parque Eólico Fonte dos Ventos é real e tem visibilidade em toda extensão da serra grande.  Não há dúvida de que riscos naturais existem, porém, por trás de todo esse processo de transformação da ambiência, existe muita responsabilidade na execução dos serviços pela Concessionária Enel Green Power, visto em principio, pela qualidade técnica de seus funcionários, de seus subempreiteiros, bem como pela preocupação da própria Empresa em levar a própria comunidade a participar efetivamente, inclusive, conduzindo atores a uma condição de agentes de transformação, com a oferta do Programa de Educação Ambiental e Comunicação Social, objetivando criar protagonistas proativos dentro de um processo de gestão social. Ademais, outros Programas trabalham, paralelamente, a execução das obras, como o Programa de Gestão do Patrimônio Arqueológico, Histórico e Cultural, com escavações de sítios arqueológicos, inclusive com vasto material arqueológico já encontrado, e o Programa de Gerenciamento de Resíduos como parte dos Programas Ambientais que se incumbe da gestão dos resíduos gerados na implantação do Parque Eólico Fontes dos Ventos de Tacaratu.

PAULO FÉLIX





Todos os diretos reservados
Direção: José Manoel do Nascimento
Contato: (75) 3281.3004 / (75) 8801.3000